Aula de Canto

A aula de canto está longe de ser algo que serve somente para que o aluno aprenda a cantar. Isso porque, nela, podem ser trabalhadas questões como afinação, impostação vocal, técnicas de microfone, técnicas de aquecimento em geral, técnicas vocais e demais aprendizados que agregarão imensamente o repertório e o conhecimento geral do aluno.

Aula de canto para iniciantes: Saiba tudo

Para muitas pessoas, cantar é algo muito prático e fácil, pois algumas já nascem com o dom, mas para outras é muito difícil e quase impossível, porém uma coisa é fato, para quem deseja aprender as melhores técnicas, é preciso procurar por uma aula de canto, pois apenas um professor especializado vai apontar todas as falhas do aluno e indicar as melhores técnicas para um canto perfeito.

Para muitas pessoas, cantar é apenas pegar um microfone e soltar a voz, mas não é tão simples, para quem realmente deseja cantar com o tom e afinação correta, é preciso conhecer todas as técnicas, fazer exercícios especiais e treinar sempre, pois apenas a prática, dedicação e paixão levam qualquer pessoa à perfeição.

Passo a passo para aprender as melhores técnicas de canto

Como já dito anteriormente, para aprender a cantar é preciso adotar todas as técnicas e praticá-las sempre que puder, pois apenas assim é possível que o aluno aprenda de uma vez por todas a utilizar a voz a seu favor.

Em vista disso, separamos as principais técnicas utilizadas pelas escolas para ensinar os alunos. Confira:

  • Saiba encontrar sua extensão vocal: Para iniciar, é importante o aluno conhecer em qual altura ele se sente mais confortável para cantar. Uma altura ou posição difícil pode fazer a voz perder força e potência, além de prejudicar seu timbre e estressar suas cordas vocais, por essa razão, os professores devem realizar alguns testes junto com os alunos para descobrir a altura ideal;
  • Aprenda a cantar seu estilo musical favorito: Cada estilo musical apresenta uma técnica diferente para utilizar a voz, e é importante que você escolha o estilo musical que deseja aprender para que os profissionais consigam treinar a técnica correta e iniciar os exercícios vocais;
  • Saiba como aquecer sua voz: Nas aulas de canto, os professores vão ensinar como aquecer sua voz da maneira correta, isso tudo serve para ajudar você na afinação da voz. O aquecimento deve ter duração mínima de 10 minutos e não deve ser deixada de lado;
  • Treine a velocidade do canto: É importante também fazer exercícios para praticar a agilidade com que você consegue ir de uma nota para outra com precisão. Nessa técnica, o aluno começa lentamente, indo e voltando, e depois aumenta gradativamente a velocidade, sendo muito útil para dar flexibilidade a voz;
  • Trabalhe com a dinâmica vocal: A dinâmica é a variação entre partes intensas e fracas do som, e com ela é possível dar vida às suas interpretações. Para isso, o professor ajudará o aluno na escolha de um tom confortável para assim começar a crescer a voz para um volume maior;
  • Tenha uma boa alimentação: Uma alimentação equilibrada e rica em frutas pode ajudar bastante na voz, isso porque algumas frutas contém ação adstringente, que limpam e afinam a saliva da laringe.

Quem pode fazer aula de canto?

Não há restrições quanto a quem pode fazer aulas de canto, isso porque qualquer pessoa é capaz. O segredo para utilizar a voz a seu favor e saber cantar com a afinação correta está na prática das técnicas vocais, que são ensinadas em sala de aula.

É sempre importante saber que não existe voz bonita ou voz feia, sabendo treiná-las, é possível que você se torne um expert. Mas para isso, é importante sempre procurar por escolas confiáveis e que tenham os melhores professores, assim como a Escola Música Brasil.

Saiba mais sobre a aula de canto

Completa e objetiva seria a definição das aulas de canto que a Escola Música Brasil faz questão de oferecer em seus programas artísticos e musicais-culturais. Além de prezar por questões como enriquecimento cultural, a Escola Música Brasil também tem a missão de formar ouvintes com elevada consciência musical.

Entre em contato agora mesmo com a Escola Música Brasil e converse com um representante para saber mais!

Orçamento Rápido!