Aula de Violão

A aula de violão é desenvolvida e ministrada por professores que atuam no ramo de ensino musical há muitos anos. O que isso significa? Significa que eles desenvolveram muita experiência com o passar do tempo, experiência esta que é transmitida de aluno em aluno, sejam eles iniciantes, hobbystas ou pessoas/artistas que buscam ou anseiam um certo protagonismo no setor.

Aula de violão para iniciantes

Se você tem um violão mas ainda não sabe tocá-lo ou tem dificuldade de aprender as principais técnicas e notas, não precisa se preocupar, pois com uma aula de violão bem ministrada pode garantir que você aprenda tudo o que precisa saber, e um pouco mais.

O violão é um instrumento antigo com cordas dedilhadas sendo ideal tanto para o acompanhamento de cantores como para o solo, e para aprender a tocar esse instrumento, é preciso primeiramente saber que não é tarefa simples, e requer muita paixão, dedicação e paciência.

Como iniciar a aula de violão?

Antes de mais nada é importante escolher uma escola confiável e que tenha professores experientes e especialistas, isso porque apenas estes profissionais irão conseguir te ensinar as melhores técnicas, e tudo de maneira natural.

Antes de começar, o professor vai te ensinar a como conhecer toda a estrutura de um violão, logo vai apresentar como segurar seu instrumento da maneira correta e adequada para que consiga ter fácil acesso a todas as notas.

Assim que iniciarem a aula, o professor vai te ensinar como ler as cifras, algo que podemos considerar o “recheio do bolo”, pois elas vão garantir que o aluno consiga tirar melodia do instrumento.

Em seguida, o aluno também aprenderá como utilizar a pestana, que são aquelas marcações de um traço que indica ser necessário segurar mais de uma corda, simultaneamente, com apenas um dedo.

Aprendendo todas as técnicas de dedilhados, e a como conhecer o instrumento, o aluno e professor começam a realizar as primeiras notas.

É sempre importante frisar que o aluno deve ter paciência, pois são técnicas que necessitam ser muito trabalhadas e treinadas, mas se houver sempre determinação e muito treino, é possível ser um expert.

Diferença entre violão com corda de nylon e aço

Você já deve ter notado no mercado que há 2 tipos de violão, sendo um com cordas em nylon e outro com cordas de aço, e conhecer quais são os usos para cada um deles é essencial para que você compre o instrumento certo de acordo com o estilo musical que você deseja aprender e com as habilidades que quer praticar.

Abaixo separamos as principais diferenças entre eles para você fazer a escolha correta:

  • Cordas de nylon: Mais indicado para quem está iniciando agora e não conhece nenhuma técnica. As cordas de nylon são muito mais macias do que as de aço. Elas também são mais flexíveis e mais leves, o que acabam sendo mais recomendadas para quem está começando a praticar no violão. Com essas cordas, é possível tocar MPB, bossa-nova, samba, além de ser ótima para a música clássica;
  • Cordas de aço: Indicado para quem já conhece o instrumento e já consegue tocar, pois trata-se de cordas mais densas e que ajudam a emitir um som mais intenso e com um timbre mais puxado para o vibrante ou estridente. Com elas é possível tocar com facilidade diferentes estilos musicais, como rock, pop, música sertaneja, gospel e muito mais.

Quem pode fazer aula de violão?

A aula para aprender violão pode ser feita por alunos de qualquer idade, sem restrições. Basta que haja interesse em aprender, pois os professores estarão disponíveis para ensinar sempre as melhores técnica

Sinta-se bem na aula de violão

Sua última inscrição para aprender violão foi traumática por você não conseguir se sentir à vontade para tocar o instrumento? Não se preocupe! Fale com a Escola Música Brasil e desmistifique essa situação de uma vez por todas. Entre contato com profissionais experts no meio musical. Você não perde por esperar!

Orçamento Rápido!